Vídeo: Conheça o Motobot, o robô piloto da Yamaha

A Yamaha apresentou hoje (28) na abertura do Salão de Tóquio o Motobot, um robô humanoide capaz de pilotar sozinho uma Yamaha YZF-R1. O objetivo do experimento é aumentar os conhecimentos para novos sistemas de segurança.

Yamaha Motobot 1A marca dos diapasões descreve o Motobot como “uma fusão das tecnologias de motocicletas e robótica da Yamaha”. O robô pilota uma R1 especialmente adaptada, mas os japoneses garantem que ainda irão colocá-lo em um modelo standard em um circuito a mais de 200 km/h.

Certo, mas porque a Yamaha está fazendo isso? Segundo o comunicado de imprensa que eles enviaram, o objetivo é compreender os movimentos complexos sobre uma motocicleta em alta velocidade que exigem alta precisão.

“Queremos aplicar a tecnologia fundamental e know-how adquirido no processo deste desafio para a criação de sistemas avançados de segurança para o piloto a fim de usá-los em nossos negócios atuais, bem como explorar novas linhas de negócio.”

É claro que para montar uma YZF-R1, o Motobot precisaria de uma inspiração humana muito especial. E essa inspiração é a prata da casa, o piloto Valentino Rossi. Confira como tudo funciona no vídeo abaixo.

Deixe uma resposta