Harley-Davidson revela imagens de sua primeira bicicleta elétrica


Ao mesmo tempo em que anunciava os planos para o futuro, a Harley-Davidson também divulgou ontem (27) as primeiras imagens do protótipo de sua e-Bike. O modelo, que será apresentado através da marca “Serial 1 Cycle Company” tem o design retrô.

O nome é inspirado no apelido da primeira motocicleta criada pela Harley-Davidson, a Serial Number One. O design também recebeu DNA dos primórdios da empresa, especialmente da Model 1, de 1905, e que foram feitas poucas unidades. A ideia é a aproveitar a tendência neo retrô tão popular entre o público mais jovem.

A Harley-Davidson não deu muitas informações técnicas, mas a bicicleta contém um motor elétrico com aproximadamente 250W, o que permite uma assistência pedalada de até 25 km/h. Os freios são a disco e a transmissão utiliza correia dentada e não uma corrente convencional. Lanternas vermelhas são posicionadas junto ao eixo traseiro.


Os planos de a Harley-Davidson criar uma linha de bicicletas elétricas existe desde a introdução do projeto “More Roads” em 2018. De lá para cá muita coisa aconteceu. O então CEO, Matt Levatich cedeu o lugar à Jochen Zeitz que introduziu o mais contido “The Rewire”, para estancar o sangramento da empresa.

Naquela época não se falava na criação de uma empresa separada, algo que provavelmente foi mudado na administração Zeitz. Novos investidores foram trazidos para formar a “Serial 1 Cycle Company”, com a Harley-Davidson mantendo apenas uma participação minoritária na nova empresa.

Os poucos funcionários que se dedicaram ao programa de e-Bikes (na Harley) fizeram a transição para a Série 1. Portanto, nosso presidente (Jason Huntsman), nosso vice-presidente de desenvolvimento de produto (Ben Lun), eu e alguns outros fizeram a transição diretamente da Harley-Davidson para a Série 1”, disse Aaron Frank, gerente de marketing de e-Bikes da H-D e agora diretor de marca da Série 1.

Os detalhes sobre o lançamento do produto, incluindo quantas bicicletas chegarão inicialmente ao mercado permanecem em segredo. As e-Bikes serão vendidas diretamente ao consumidor no site da Serial 1 e por meio de revendedores Harley-Davidson. Os clientes interessados poderão experimentá-las lá e a marca também planeja lançar um programa de demonstração móvel.