Honda registra sigla NT1100 indicando mais uma derivada da África Twin


A Honda registrou nos escritórios de patente da Europa a sigla NT1100, o que reacende os rumores de que uma versão crossover da África Twin 1100 pode estar a caminho.

O registro dá à Honda o direito de utilizar a sigla em “motocicletas, peças e acessórios” e sugere que a marca não está apenas pensando em fazer esta moto: é algo que já recebeu autorização para a produção e agora é apenas o caso de acertar o nome e garantir que ninguém mais se oponha ao uso da sigla.

Não é a primeira vez que levantamos a hipótese de que a Honda está trabalhando em uma versão mais crossover da África Twin. Em novembro do ano passado, fontes japonesas afirmavam que a motocicleta chamar-se-ia ‘CB1100X’, mas NT1100 provavelmente é o mesmo projeto.


Outro indício é o lançamento da nova Honda Rebel 1100, que utiliza o mesmo motor de dois cilindros em linha e 101 cv da Adventure, mas com a potência reduzida para 86 cv. A custom também conta com o sistema de dupla embreagem (DCT), algo que faz muito sucesso na Europa e a marca que implementar em mais modelos.

É prática comum nas fabricantes atuais equipar suas motos com a mesma família de motores. Na Honda, o bicilíndrico menor, de 500cc, equipa a CB 500, CB 500X, CBR500R e CMX500 Rebel. O mesmo se aplica ao propulsor da NC750X, que está presente nos scooters Integra e Forza 750. Por que não fazer o mesmo com a África Twin?

Além disso, com a chegada do Euro5, modelos como a VFR800F saíram de linha, o que significa que a GL 1800 Gold Wing é a única moto de turismo que a Honda tem em sua linha europeia a partir desse ano. Ou seja, muito grande e cara para que a maioria dos motociclistas considerar.

E quando poderemos ver a moto? Parece improvável que apareça antes que a Honda revele a linha 2022, mas desde que a pandemia entrou em nossas vidas, é difícil julgar com precisão. “Quando estiver pronta” é provavelmente a resposta mais precisa. Mas o pedido de marca registrada significa que não deve estar muito longe disso.