Yamaha lança novo aplicativo no mercado asiático


A necessidade cada vez maior de incluir recursos do smartphone na motocicleta está obrigando as fabricantes a criarem seus próprios aplicativos. A Yamaha é a mais nova adepta e está lançando no mercado asiático o App “Y-Connect”.

Compatível com motos Yamaha equipadas com o recurso Y-Connect, o dispositivo permite que os usuários vejam notificações de chamadas, mensagens e outros aplicativos por meio do painel de instrumentos digital da motocicleta.

Além disso, o aplicativo verifica constantemente a ECU para garantir a sua integridade. Se o sistema detectar um erro ou mau funcionamento, ele irá disparar uma notificação para o telefone junto com uma solução recomendada para resolver o problema.


O Y-Connect também atua como um módulo de controle para que os pilotos  possam configurar os diversos recursos da motocicleta e envia notificações para o seu telefone quando sua próxima revisão estiver chegando.

A Yamaha ainda integrou um aspecto social curioso. O aplicativo mostra um ranking global de motociclistas em uma corrida, não por velocidade, mas por… economia de combustível. Uma vez cadastrado, seu nome aparece em uma classificação com base em eco-pilotagem. Emocionante, hein?

Otimizado para Android e iOS, o novo aplicativo é compatível em motocicletas como a Aerox e a FZ25. Também espera-se que o recurso fique disponível nas próximas atualizações da Yamaha NMAX, MT-15 e até mesmo da esportiva YZF-R15.

Quase todas as principais fabricantes já dispõem de seus próprios aplicativos. A KTM tem o MyRide. A Kawasaki, o Rideology. A Honda também está lançando o RoadSync. O que significa que parece ser questão de tempo até a novidade chegar ao ocidente.